Páginas

Escolhendo a localização



A barbearia precisa estar em um lugar onde haja muita movimentação de pessoas, pois assim é possível angariar clientes somente pelo fato de estar ali em uma rua com bastantes pedestres. Além disso, é necessário também que ela esteja dentro do bairro onde mora o público-alvo, para que fique bem fácil a ele ir ao estabelecimento.

Estar próximo a pontos de ônibus, de metrô ou de qualquer transporte público também é um ponto a ser considerado ao escolher um lugar para colocar o negócio para funcionar, porque assim facilita o deslocamento de quem não tem como ir a pé. Esse aspecto está muito ligado ao tipo de cliente que será atendido: se for em sua maioria pessoas pertencentes a uma determinada classe social que não tem poder aquisitivo para ter carro, essa questão torna-se fundamental. É muito importante então estar perto do transporte público. No entanto se os clientes têm condições de ter carro ou se a maior parte da clientela possui, essa questão não é uma prioridade, e sim um amplo estacionamento, por exemplo. Portanto, os meios de transporte devem também ser levados em conta, mas antes disso, o perfil socioeconômico dos clientes da barbearia.

Os serviços públicos também devem ser bem feitos na região escolhida, como luz, gás e água. Essa última, por exemplo, é fundamental para esse tipo de atividade e não deve faltar jamais.

O empreendedor também deverá conferir se existe algum impedimento no plano diretor da cidade para o exercício da atividade no local escolhido.